Publicação de RAC do Inmetro estabelece o processo de Certificação de Sustentabilidade do Couro

10 Views

Os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) da Sustentabilidade do Processo Produtivo de Couro acabam de ser publicados. Isto significa que todos os aspectos legais da NBR 16.296, norma da ABNT que trata dos princípios da produção sustentável de couros, foram estabelecidos. A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), que indicará o atendimento dos padrões para uma produção econômica, ambiental e socialmente sustentável, portanto, está cada vez mais próximo de ser uma realidade para os curtumes brasileiros. A publicação da RAC no Diário Oficial da União ocorreu no dia 01 de julho, a partir da Portaria Inmetro 314, de 30 de junho de 2015.

Segundo o coordenador do projeto, Álvaro Flores, a CSCB é uma iniciativa inédita no mundo. “Trata-se da única certificação que traz para o couro o tripé economia-meio ambiente-responsabilidade social em nível mundial.Com ela, os curtumes terão uma importante ferramenta para externalizar a atuação sustentável tanto no mercado doméstico como no internacional”, explica.

A publicação do RAC permite que os organismos de certificação que serão responsáveis pelas auditorias nas empresas solicitem acreditação no Inmetro, sendo esta a última etapa necessária para que os curtumes possam solicitar a certificação.

Três curtumes já estão em processo de adequação espontânea à NBR 16.296 de modo que, assim que a CSCB for oficializada, eles já poderão agendar as auditorias. São eles: Fuga Couros(Marau/RS), Internacional Couros (Rolândia/PR) e Couroquímica (Franca/SP).

Veja mais informações em http://cscb.org.br