Campanha Lei do Couro será realizada em Mato Grosso

10 Views

Averiguar a correta aplicação da palavra “couro”, bem como orientar os lojistas sobre a lei nº 4.888/65, que proíbe o uso de expressões como “couro ecológico” e “couro sintético” no comércio. É com esse objetivo que a equipe do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) visitará oito cidades de Mato Grosso, inclusive Cuiabá, para verificar a publicidade, uso de etiquetas e a comunicação utilizada por comerciantes e comerciários na venda de produtos sintéticos.

Conhecida nacionalmente como “Blitz da lei do couro”, em Mato Grosso a ação tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros, Peles e Afins de Mato Grosso (Sincurt). As visitas ocorrerão de 13 a 26 de outubro, em lojas de ruas e de shoppings centers. Conforme a legislação, é proibido comunicar ou colocar à venda produtos sob o nome “couro” que não tenham sido obtidos exclusivamente de pele animal.

A equipe viajará o Estado em carro identificado com o visual da campanha, com material de apoio impresso e um grupo de orientadores treinados para realizar o trabalho de vistoria, que visa conscientizar tanto os lojistas como os consumidores sobre a importância do cumprimento da lei. Segundo os organizadores da ação, a partir de qualquer irregularidade, a equipe transmitirá as orientações necessárias para adequação à lei do couro, sendo que aqueles que descumprirem as regras ficam passíveis às punições previstas em lei.

Segundo o presidente do Sincurt-MT, Evandro Luiz Durli, o couro é um artigo nobre, de origem animal, por isso é importante esse esclarecimento para que o consumidor não seja prejudicado na hora da compra de um produto. Já o presidente CICB, José Fernando Bello, relata que as blitzes têm gerado grande repercussão em todas as cidades por onde passam. “Esta ação está fortemente ligada à informação e educação no atendimento de varejo, com benefícios para todos”.

As cidades que receberão a visita da equipe do CICB são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres.