Lei do Couro: grande movimentação marcou o Rio Grande do Sul no último mês

10 Views

Foram mais de 5 mil quilômetros percorridos, 30 cidades visitadas e 4 mil estabelecimentos averiguados em um mês. O trabalho de divulgação e esclarecimentos sobre a Lei do Couro no Rio Grande do Sul teve grandes resultados em sensibilização de públicos estratégicos, mudança de comportamento e a comunicação correta da palavra “couro” aplicada a bolsas, calçados, móveis e vestuário no varejo. A mobilização foi realizada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), contando com o apoio do Sindicato das Indústrias de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles de Novo Hamburgo.

Chamadas de blitzes da Lei do Couro, essas ações foram realizadas por uma equipe especialmente capacitada para difundir as disposições da Lei 4.888/65, que determina que a palavra “couro” só pode ser utilizada para designar artigos oriundo de pele animal, proibindo a utilização de expressões como “couro sintético” e “couro ecológico”. Nos estabelecimentos visitados em todo o Rio Grande do Sul – desde a região metropolitana de Porto Alegre até o interior do Estado – foram verificadas as comunicações de artigos expostos à venda e também os termos utilizados por lojistas e comerciários. As visitas contemplaram lojas em shopping centers, comércio de rua e feiras, abrangendo grandes marcas nacionalmente reconhecidas e, também, marcas pequenas e estabelecimentos de menor porte. Foram visitados 20 shopping centers no interior e 11 na capital gaúcha.

Conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, a recepção à equipe de atuação da lei foi positiva, com retornos relacionados ao desconhecimento da lei, adequação imediata da comunicação e denúncias. “Coletamos muitos contatos importantes, em todos os estabelecimentos visitados. Esses dados entrarão agora em nosso banco de informações para uma manutenção da comunicação e aferição de resultados”, destaca Bello.

A próxima etapa das bliztes da Lei do Couro ocorrerá no estado do Mato Grosso, contando com o apoio do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros, Peles e Afins de Mato Grosso (Sincurt). Novamente, as ações serão ligadas à educação sobre as disposições da lei, com visitas a lojas da capital e interior e distribuição de material informativo sobre a legislação.

Para mais informações. Acesse: www.cicb.org.br/leidocouro.

[nggallery id=49]

Algumas lojas visitadas:

Renner

C&A

TNG

Marisa

Beagle

Tok

Hering

Gang

Paludo

Pompéia

Lebes