Lei do Couro: veja como foi ação em Goiás

10 Views

As blitzes da Lei do Couro estão percorrendo o Brasil, informando consumidores, orientando lojistas e fazendo um grande trabalho para que seja cumprida a lei 4.888/65, que proíbe no Brasil o uso de expressões como “couro sintético” e “couro ecológico”. Desta vez, Goiás foi o Estado que recebeu a equipe de orientadores do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), contando com o apoio do Sindicato das Indústrias de Curtumes e Correlatos do Estado de Goiás.

Foram visitados mais de 1.200 estabelecimentos, entre lojas em shoppings centers e comércio de rua, com abrangência em sapatarias, varejo de bolsas, vestuário e móveis. Em 13 dias de atividades, 10 cidades foram visitadas, entre elas Goiânia, Itumbiara, Trindade e Caldas Novas, com grande cobertura da mídia local e interesse por parte dos públicos estratégicos do Estado.

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, afirma que as blitzes da Lei do Couro são um dos projetos de maior repercussão da entidade nos últimos anos, devendo continuar pelo Brasil em 2015. O executivo ressalta que o formato deste trabalho – com a atuação da equipe do CICB frente a frente no comércio das capitais e do interior – ajuda a disseminar as informações acerca da lei e também a sensibilizar as pessoas para os diferenciais do couro sobre materiais sintéticos.

Vale lembrar que o couro é um material nobre, de origem animal, que tem uma durabilidade muito superior em comparação com a de outros artigos. Há algumas propriedades naturais no couro que são impossíveis de serem reproduzidas, tais como: absorção de umidade, transpiração e regulagem de temperatura, sendo resistente ao calor, à água, ao atrito, à flexão e à tração. A identificação correta dos materiais feitos em couro ou material sintético é uma garantia aos consumidores e o cumprimento à legislação existente no Brasil.

Para conhecer mais sobre a Lei do Couro, acesse: www.cicb.org.br/leidocouro

Veja entrevista sobre a blitz em Goiás para o Jornal Metrópole, clicando aqui

[nggallery id=55]