Cinco regiões da Grande São Paulo já foram verificadas pelo Blitz Lei do Couro desde que o projeto foi iniciado na cidade, em 17 de agosto. Até o momento, foram checadas lojas nos bairros: Brás, Centro, Faria Lima, Jardins e Higienópolis. Também foram avaliados os seguintes shoppings: Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, Frei Caneca e Center Norte.
O Blitz Lei do Couro é uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). A ação consiste em conferir a forma como lojas e centros comerciais anunciam seus produtos, já que a Lei 4.888/65 estipula que somente podem ser denominados como feitos em couro os produtos oriundos de pele animal.
Conforme o coordenador do projeto, Ricardo Michaelsen, na primeira semana das blitzes em São Paulo a equipe do CICB passou por 700 lojas. “Em 140 delas encontramos algum tipo de irregularidade. Muitas ainda utilizam termos errôneos como ‘couro ecológico’, ‘couro sintético’ e ‘couro fake’, o que não apenas infringe a lei, mas também fere o Código de Defesa do Consumidor”, diz. “Ainda assim, comparando a cidade a outras dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Mato Grosso, por onde também passamos, a média de inadequações é menor”, comenta.
De caráter orientativo, o Blitz Lei do Couro São Paulo se estende até meados de outubro. Sua proposta é esclarecer a lojistas e consumidores as diferenças entre o couro, matéria-prima considerada nobre, e outros materiais. “À medida que vendedores e clientes têm claro que couro só existe um, as formas de se referir a sintéticos e afins mudam e a adequação à Lei 4.888/65 ocorre de forma espontânea”, observa.
São Paulo é o principal fornecedor de roupas, calçados e acessórios de vários estados brasileiros. “Se levarmos em conta que o município abastece pequenos e médios lojistas de todo o país, entendemos a importância da ação na cidade, já que ao informarmos os comerciantes locais ampliarmos o alcance das blitzes a diversas partes do país”, reflete.
Veja mais sobre o projeto em http://cicb.org.br/leidocouro
O coordenador do projeto Blitz Lei do Couro, Ricardo Michaelsen, está disponível no telefone: (51) 9957 5411.