São Paulo, principal fornecedor de roupas, calçados e acessórios a varejistas de todo o país, é novo foco do Blitz Lei do Couro

10 Views

São Paulo é o referencial do país. Além de sugerir tendências, a cidade é o principal fornecedor de roupas, calçados e acessórios de vários estados brasileiros. Diariamente, comerciantes de milhares de estabelecimentos paulistanos atendem a grupos de varejistas de diversas regiões. É por isso que a partir do dia 17 de agosto, a Grande São Paulo será alvo das verificações do projeto Blitz Lei do Couro.

Liderado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Blitz Lei do Couro tem como foco a defesa do ‘couro’ no mercado interno. A iniciativa, que consiste em checar as formas como lojas e centros comerciais anunciam seus produtos, tem como base a Lei 4.888/65. A previsão legal estipula que somente podem ser denominados como feitos em couro os produtos oriundos de pele animal. A utilização de termos errôneos como ‘couro ecológico’ e ‘couro sintético’, portanto, não só contrariam a lei como ferem o Código de Defesa do Consumidor por induzir o cliente ao erro.

Apesar de ter o respaldo legal, o Blitz Lei do Couro é uma ação de caráter educativo. “A proposta do projeto é levar uma equipe para dentro das lojas, para orientar, para explicar as diferenças entre o couro, matéria-prima nobre e de características singulares, e materiais alternativos, em geral mais poluentes e de qualidade inferior”, explica o presidente do CICB, José Fernando Bello.

Iniciado em 2014, o Blitz Lei do Couro já passou por cinco outros estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Juntas, as regiões somam mais de 25 mil quilômetros rodados e mais de 15 mil estabelecimentos avaliados – 40% deles com alguma irregularidade.

“Temos tido bons resultados até o momento. Muitas marcas têm ajustado a forma como anunciam seus produtos. Mesmo assim, considerando que São Paulo abastece pequenos e médios lojistas de todo o país, é fundamental instruirmos estes comerciantes para então ampliarmos o alcance das blitzes”, considera Bello.

As visitas da equipe da Blitz Lei do Couro de São Paulo se estendem até meados de outubro.

Veja mais sobre o projeto em http://cicb.org.br/leidocouro

Detalhes podem ser obtidos com Ricardo Michaelsen, coordenador do projeto Blitz Lei do Couro: (51) 9957 5411.