Destaques do Fórum CSCB de Sustentabilidade

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O valor econômico aliado à geração de valor para a sociedade e para o meio ambiente foi uma das premissas do Fórum CSCB de Sustentabilidade 2020. Foram dois dias de palestras abordando a Conexão de Marcas e Pessoas, colocando em pauta as tendências e novas realidades para o trabalho, o valor compartilhado, negócios e o bem social, com um olhar atento à cadeia do couro. 


Acesse as gravações aqui. Se este conteúdo faz sentido para você, multiplique para os seus contatos no Brasil e no exterior:


Primeiro dia:

Áudio em Português: https://youtu.be/CRWtD-uNrkA 

Áudio em Inglês: https://youtu.be/WiSAjROn7fY

Segundo dia:

Áudio em Português: https://youtu.be/BR7rj_Hl59I

Áudio em Inglês: https://youtu.be/tk3NMkhhN2w

Áudio Original: https://youtu.be/HqC2u8_qxY4 


Veja a seguir alguns destaques dos dois dias do evento:

 

 

“Os negócios conscientes devem ter um propósito maior; tratar todos os steakholders de forma equânime; criar cultura e valores que garantam a sua perpetuidade e ter um líder consciente, que cuide das pessoas e do nosso planeta (...) O propósito responde a uma pergunta muito simples: qual a dor da sociedade e o nosso negócio propõe curar? Quando alinhado à nossa visão estratégica, que é como fazemos dinheiro, o casamento desses dois nos gerará um impacto social extremamente positivo, que  vai responder à pergunta: qual a diferença nós fazemos no planeta?”, Hugo Bethlem, Instituto Capitalismo Consciente

 


“Qual custo de um produto? Historicamente sempre se tratou essa indagação de forma muito pragmática, no antigo capitalismo, que se resumia a valores econômicos, ao preço. A gente cada vez mais como humanidade tem encarado uma questão como essa a partir de outra realidade. O consumidor consciente procura entender outros custos que aquele produto está trazendo, como o social e o ambiental. Temos crescido muito como humanidade e sempre balizamos esse crescimento pelos pilares da sustentabilidade. O desafio, claro, é muito mais amplo, tem a viabilidade técnica, a coerência para fazer as coisas acontecerem, mas pelos três pilares da sustentabilidade, é possível ter um norte para resolver problemas históricos.”, Kim Sena, JBS Couros   
 

 
“A gente aplica pesquisas de clima para ver qual é a percepção dos nossos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, as nossas lideranças, de que forma a gente pode melhorar. Fazemos isso há mais de 17 anos. (...) O que queremos entender com as pesquisas é como as pessoas estão se sentindo aqui dentro. Para que todos possam performar, possam fazer uma boa entrega, precisam de um bom ambiente de trabalho. Antigamente se falava que as pessoas deixavam os problemas lá fora e aqui dentro da empresa seria só trabalho. Isso não existe. Precisamos entender o colaborador como um ser humano integral e não somente um número. E por isso que a gente tem um olhar muito voltado para as pessoas.”, Renata Brill Thum, STIHL 

 

“O novo normal está nos permitindo ver uma nova plataforma, que é a virtual. E tenho observado internamente na Smit & Zoon mais interação entre as pessoas e uma troca de informações muito mais rica e instantânea. (...) Então, temos que aproveitar para ampliar o nosso diálogo entre todos os setores e todas as pessoas, do mundo inteiro, para entrar em equilíbrio com o meio ambiente, e transformar o nosso futuro, permitindo que as futuras gerações possam desfrutar desse mundo tão bonito. A Smit & Zoon quer fazer a cadeia de valor do couro mais sustentável e precisaremos da participação dos líderes conscientes do mercado nessa jornada.”, Cristofer Burkhard, Smit & Zoon

 

 

“A mudança está aqui e não em um sentido negativo. A mudança que estamos sentindo no mundo será muito mais do que uma tendência, ela será uma base de renascimento. Essa mudança tem a ver com materiais, que são o principal componente dos objetos que estão conosco no dia a dia e que representam escolhas de vida. Estamos em um estado de mudança e estamos prontos para aceitar o que é global e local. Estamos descobrindo raízes locais, que pertencem a nós. Tudo isso com a desaceleração, que tem como palavra do futuro a solidariedade. Aqui, é como se tivéssemos uma página em branco para um novo começo. O tempo desacelerado nos permitirá crescer e criar rotas alternativas; ele é o luxo do futuro.”, Antonella Bertagnin, Lineapelle
 

 

“Antigamente havia a tendência das pessoas saírem das zonas rurais e migrarem para as zonas urbanas. Essa tendência se inverteu. Com o novo Coronavírus, está havendo uma volta às zonas mais afastadas, de maneira que o mercado imobiliário cresceu de forma impressionante, e isso afeta o nosso setor. O custo do financiamento de casas caiu, as pessoas querem mais espaço. Como efeito, temos aumento em venda de sofás, poltronas e outros móveis para casa, além de veículos. Em 2021, devemos ter um mercado forte neste segmento e depois um ajuste, sempre em direção ao online e ao e-commerce.”, David Peters, DLP Advisors 

O Fórum CSCB de Sustentabilidade ocorreu 100% online e ao vivo, com inscrições gratuitas. Realização: projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro nacional no mercado externo. Patrocínio Gold: JBS Couros e Smit & Zoon. Patrocínio Silver: Euro-América e Units Brasil.