Baby Leather e Sean Couros estão buscando a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). As duas empresas são as mais novas a aderir à certificação, que promove as melhores práticas ambientais, econômicas e sociais dentro dos curtumes do país, de acordo com norma da ABNT e com auditoria realizada na esfera do INMETRO. O CSCB tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Veja o que dizem as empresas sobre esta nova etapa em seus processos industriais e produtivos:
“Ingressando no programa do CSCB, buscamos assegurar as melhores condições de trabalho a todos colaboradores, ratificar que todo processo/produto se encontra dentro das legislações vigentes e criar uma sistematização no trabalho, de forma que todos os esforços se traduzam também em resultados econômicos”, André Sehnem, gerente de exportação do curtume Baby Leather. A empresa está localizada em Estância Velha (RS) e é especialista em couro acabado para o setor de moda
“Ao analisarmos a proposta de conceito do CSCB, verificamos que as ideias centrais vão ao encontro do que valorizamos e priorizamos. Aderir à certificação e nos adequarmos aos seus indicadores nos trará inúmeros benefícios e dará fortalecimento à confiabilidade que o curtume possui junto ao mercado”. Klaus Schneider, gerente da Sean Couros. A empresa está localizada em Ivoti (RS) e é especialista em couro ao vegetal e outros acabados para os segmentos calçadista e de artefatos.
Sobre o CSCB: para chegar à certificação, cada curtume integrante do programa precisa passar por uma etapa de preparação, em que são trabalhados os indicadores estabelecidos pela norma ABNT NBR 16.296 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para a produção sustentával. A partir daí, a empresa pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%). No Brasil, dois curtumes já são certificados: Fuga Couros (nível Prata) e Courovale by BCM (nível Ouro)
Sobre o Brazilian Leather: projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br