Feito histórico: ILSA Brasil prestes a atingir 300 mil toneladas de resíduos de couro convertidos em fertilizantes

10 Views
Uma marca histórica será alcançada em breve pela ILSA Brasil, associada ao CICB: em maio, a empresa atingirá o resultado de 300 mil toneladas de resíduos de couro transformados em fertilizantes desde o início de sua operação no Brasil, em 2009. Trata-se de uma tecnologia que permite eliminar o passivo ambiental para a fonte geradora, de modo a transformá-lo em um novo produto, extremamente importante para o meio ambiente, a alimentação e a sociedade. Este é um que dado mostra a trajetória de crescimento em sustentabilidade e inserção na economia circular do setor de curtumes e seus clientes, tendo como parceira uma organização que oferece soluções viáveis e positivas ao planeta.


Sede da Ilsa Brasil, na cidade de Portão (RS)

O trabalho da ILSA consiste na transformação de resíduos de couro wet-blue em fertilizantes através de um processo de hidrólise térmica (que somente a ILSA é capaz de realizar na América Latina em escala industrial), que os transforma em uma espécie de gelatina rica em nutrientes e em carbono orgânicos. Após um processo de secagem, obtém-se o fertilizante propriamente dito.


Filial 1 da Ilsa Brasil, também em Portão (RS)

As 300 mil toneladas de resíduos transformaram-se em fertilizante suficiente para adubar cerca de 500 mil hectares de lavouras. Com isso, foi possível beneficiar agricultores e consumidores no Brasil, América Latina e Europa, onde a ILSA comercializa seus produtos para todos os tipos de cultivos (pastagens, grãos, hortaliças e culturas frutíferas). São fertilizantes com características únicas, com alto teor de nitrogênio e carbono orgânicos – importantes tanto para as plantas quanto para a saúde do solo. Um exemplo muito consistente de como a tecnologia, a inovação e as melhores práticas fazem do ciclo de produção e consumo do couro uma cadeia sustentável e transparente.

Sobre a ILSA: a empresa nasceu em 1956, na Itália. Suas atividades no Brasil se iniciaram em 2009 e consolidaram a estratégia de internacionalização da organização também para o mercado da América Latina. Hoje, a Ilsa está presente em 51 países e em todos os continentes. Acesse: www.ilsabrasil.com.br