Lei do couro: nova blitz traz resultados após dois anos da primeira ação

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A Blitz Lei do Couro realizada recentemente nos bairros do Bom Retiro em Brás, em São Paulo, tem oportunizado à equipe do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), que lidera a ação, uma boa avaliação sobre os resultados obtidos pela conscientização da lei que proíbe o uso de expressões como “couro sintético”. Há dois anos, a Blitz foi realizada na mesma região e seus reflexos positivos são percebidos agora. “A maioria das infrações é cometida pelos vendedores diretos, pois há mais rotatividade nestas equipes; entre os gerentes, o conhecimento sobre a lei é muito maior, pois já tiveram contato com a Blitz em 2015”, relata Ricardo Michaelsen, coordenador da ação. A Lei 4.888/65 proíbe o uso de expressões como “couro sintético” ou “couro ecológico”, destacando que somente produtos oriundos de pele animal podem receber a denominação “couro”. O formato da Blitz Lei do Couro contempla visitas a comerciantes, alertando erros e esclarecendo os detalhes da legislação e suas penas.

Alguns lojistas visitados guardam ainda folders e cartazes sobre a legislação entregues na primeira edição da blitz, além de normativas e instruções próprias registradas para o treinamento de colaboradores. Michaelsen destaca que nas regiões visitadas a informação sobre a lei do couro pôde ser multiplicada também por uma característica particular das regiões: a comunicação entre os lojistas. “As infrações iam diminuindo à medida em que avançávamos nas ruas com o carro adesivado e a comunicação das lojas entre eles próprios sobre a verificação em curso”, informa Michaelsen. Em cinco dias, foram visitados 340 atacadistas especialmente de roupas e acessórios.

Esta é a sétima etapa da Blitz Lei do Couro, que já passou por estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Cataria, Mato Grosso e Goiás, além da Grande São Paulo, capital e região do ABC. Em sua história iniciada em 2013, a ação já visitou mais de 16 mil estabelecimentos e se mostrou um dos importantes recursos para a divulgação da Lei do Couro, com alcance em mídia e grandes redes de varejo, concessionárias automotivas e comércio popular.

Paralelamente à Blitz, o CICB desenvolve outras ações para o cumprimento da legislação, com monitoramento diário de sites jornalísticos e de e-commerce e envio de notificações.