Veja como foi a participação dos curtumes brasileiros nas feiras Lineapelle e Simac Tanning Tech, em Milão

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O setor de couros mundial viveu três dias de muitas ideias, contatos, negócios e inspirações em Milão, com as feiras Lineapelle e Simac Tanning Tech. Números em clara ascensão, um ambiente de criatividade e presença maciça de grandes players do mercado marcaram os eventos, que ocorreram entre os dias 20 e 22 de setembro. 

 

O Brasil esteve presente com cinco curtumes com estandes individuais e um espaço exclusivo do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A participação do Brasil nas duas feiras teve o apoio do Brazilian Leather. 

 

Essa foi a 100ª edição da Lineapelle e contou com 1.134 expositores e visitantes de 109 países (com aumento de visitação de 32% em relação à feira de fevereiro). Foram marcantes as presenças de compradores dos Estados Unidos, Índia, México e todos os mercados da Europa. Além de negócios e inspirações, a Lineapelle teve em sua pauta a valorização do couro, com espaços exclusivos para a apresentação desse incrível material com tecnologia e viés artístico – como o lounge para uma experiência imersiva em realidade virtual (o Leatherverse) e a exposição “A Beleza da Indústria Italiana do Couro: Herança, Ciência e Design”.

 

Na Simac Tanning Tech, um dos grandes destaques foi a exposição Design na Pele, no estande do Brazilian Leather. Pela primeira vez, foi apresentada a coleção completa de couros, calçados e bolsas desenvolvida por cinco curtumes brasileiros e cinco designers selecionados a partir de um concurso mundial, com a mentoria de professores da escola italiana Arsutoria. Os visitantes também receberam revistas especiais do projeto. Participantes: Couroquímica (calçados assinados por Mariya Kroshinskaya, EUA), Fuga Couros (calçados do designer Alexandros Vasdekis, Grécia), JBS Couros (por Laura Giancola, EUA, calçado e bolsa), Natur (bolsas por Gisele Germany, do Brasil) e Nova Kaeru (bolsas e acessórios de Karisma Nanavati, da Índia). 

 

Lineapelle e Simac Tanning Tech tiveram também a visita oficial da delegação do Consulado Geral do Brasil em Milão: Hadil Fontes da Rocha Vianna (Cônsul Geral), Luiz Maria Pio Corrêa (Vice-Cônsul Geral Adjunto) e Mauro Carniti (Assistente Técnico Secom), com Mariele Laís Christ (ApexBrasil). Com o apoio da Italian Trade Agency (ITA) e da Associazione Nazionale dei Costruttori Italiani di Tecnologie per Calzature, Pelletteria e Conceria (Assomac), a participação do Brasil também foi potencializada em pesquisa, tecnologia e inovação, abrindo caminhos para parcerias em relacionamento e fornecedores na Simac Tanning Tech.

 

 

Veja a seguir as impressões dos curtumes brasileiros presentes na Lineapelle:

 

“Uma feira vibrante, com excelente visitação”, Verônica Meurer, Courovale


“Tivemos visitantes de empresas compradoras da Itália, Portugal, Austrália, México e Estados Unidos”, Arthur Panerai, Curtume Bolzano


“Foi muito positivo o retorno das grandes marcas e diversidade de países na Lineapelle”, Jordi Codina, Curtume Codina


“Uma ótima feira, com participação muito relevante do mercado mundial”, Nikolas Fuga, Fuga Couros

 

“Evento muito bem organizado, com ótimas iniciativas de exposição dos produtos brasileiros”, Rodrigo Lopes, Nova Kaeru

 

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br