O couro teve uma agenda intensa no primeiro dia de realização da 41ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. No pontapé inicial da feira, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) teve almoço festivo pelos seus 60 anos, recepção a compradores internacionais, projeto com curtumes brasileiros e estande próprio, onde foram recebidos convidados, associados, importadores de couro e a imprensa.
O almoço comemorativo aos 60 anos da entidade foi realizado no Hotel Locanda, antes da abertura da Fimec. Na oportunidade, foi destacada a dinâmica de celebração da data: serão realizados quatro eventos ao longo do ano para marcar o aniversário; cada evento irá recontar por meio de vídeos e material impresso 15 anos de história da entidade. “Iniciamos com dez empresários unidos em torno do propósito de desenvolver a indústria de couros do Brasil. Hoje, vemos que o objetivo planejado pelos nossos líderes do passado se concretizou”, disse o presidente do Conselho Diretor do CICB, Gilmar Harth.
Na abertura da Fimec, o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, falou em nome das entidades apoiadoras da feira. Bello deu ênfase à sustentabilidade em seu discurso. “Chegamos à era do consumo consciente e responsável, em que o comprador se sente parte da construção daquilo que está levando para sua casa – e, por isso, exige as melhores práticas e controles”, disse.
Nesta quarta-feira, segundo dia da feira, o CICB integra e organiza rodadas de negócio com importadores da Rússia, Cazaquistão, Índia e Colômbia, além da programação do Projeto Couro – Negócios e Tecnologia na Fimec 2017. Este é um projeto realizado em parceria com Abicalçados, Assintecal, Abrameq, ABQTIC e Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente. Por meio do projeto, um grupo de profissionais de grandes curtumes de todo o Brasil chega à Fimec, a convite de Fenac, para uma agenda de pautas mesclando negócios e relacionamento. A programação do grupo contempla rodadas de negócios com indústrias calçadistas (nesta quarta, a partir das 9h30, na feira, compondo as atividades do projeto FF Exchange), visitas ao curtume piloto IST Senai (todos os dias da feira, pela manhã, em Estância Velha, em atividade aberta também a outros públicos), visitas guiadas a indústrias químicas e de máquinas expositoras da Fimec (na parte da manhã, durante toda a feira) e um café da manhã com indústrias químicas (nesta quarta, a partir das 8h, na feira).