Acesse a Cartilha NR-12 – Segurança em Máquinas para Couro e Tratamento de Efluentes

10 Views

A Norma Regulamentadora n. 12 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR-12, MTE) estabelece critérios mínimos de segurança para máquinas e equipamentos industriais. O setor de couros e peles precisa estar atento ao regulamento, já que o MTE exige seu cumprimento com rigidez.

Para facilitar a aplicação da normativa dentro dos curtumes, a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq), com apoio do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), produziu material explicativo. A Cartilha NR-12 – Segurança em Máquinas para Couro e Tratamento de Efluentes orienta, de forma didática, como tornar cabines de pintura automática e para amostra; descarnadeira; divisora e empilhador de couros, etc, mais seguros. Os dispositivos indicados na publicação são aplicáveis a maquinário de origem brasileira. Clique aqui para acessar o conteúdo da cartilha.

A segurança dos equipamentos importados ainda está sendo debatida, em nível nacional, por uma comissão formada por representantes de trabalhadores, empregadores e governo. Assim que o grupo chegar a um consenso, publicará uma nova cartilha, esta focada às máquinas trazidas do exterior, a qual o CICB disponibilizará na íntegra nesta página.