Foram cinco anos de espera e um retorno em grande estilo. A feira APLF Leather – a maior do setor de couros em todo o mundo – havia ocorrido pela última vez em Hong Kong em 2019. A interrupção pela pandemia se encerrou entre os dias 19 e 21 de março de 2024, com resultados muito positivos: os 55 participantes brasileiros que expuseram no evento com o apoio do projeto Brazilian Leather projetaram vendas de US$ 185,2 milhões para os próximos 12 meses, a partir dos contatos feitos em Hong Kong. Esse número supera o total registrado em 2019, que foi de US$ 181,1 milhões.
O Brazilian Leather é o projeto de incentivo às exportações
de couro nacional realizado pela parceria entre o Centro das Indústrias de
Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil).
Contratos de vendas firmados durante a APLF Leather também
mostram números positivos para os curtumes brasileiros: foram US$ 33,9 milhões
em couros comercializados nos três dias de feira, quase 30% a mais em relação a
2019. Contatos estabelecidos também em ascensão: 1,5 mil em 2024, contra 1,4
mil sobre a edição mais recente, de cinco anos atrás.
A avaliação dos curtumes brasileiros participantes da feira
foi excelente: 100% têm interesse em retornar em 2025, e 93,94% avaliam como
positivo o evento. Convergindo opiniões com o mercado internacional de couros,
a APLF Leather voltou para Hong Kong, que é a sua casa, com a possibilidade de
impulsionar a indústria para mais negócios e novas oportunidades em 2024 e nos
próximos anos.
Veja os grupos empresariais que expuseram na APLF
Leather, em Hong Kong, em 2024, com o apoio do Brazilian Leather:
A. Bühler
Agro Latina
Alpha Hides
America Leather
A.P. Müller
Bannach
CBR Group
Classic Couros
Coming
Cortume Krumenauer
Couro & Arte
Curtume Cacique
Curtume Minuano
Curtume Nimo
Curtume Partner
Curtume Santo Antônio
Curtume Sulino
Durli Leathers
Euro-América
Forma Couros
Fuga Couros S.A.
Gobba Leather
H.Y. Leatherex
Hason International
JBS Couros
Liderkoll
Luiz Fuga
Minerva Leather
Nova Kaeru
OCM Best Brasil
Pacific Leather
Union Leather
Wellour
Institucional: Brazilian Leather
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as
estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros -
incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao
ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores
brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações
em www.brazilianleather.com.br
SOBRE A
APEXBRASIL - A Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os
produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros
para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a
ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior,
como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação
de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de
compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura
produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por
objetivo fortalecer a marca Brasil.