Debate abre a pauta sobre a qualidade do couro brasileiro do campo até o curtume

10 Views

A economia brasileira tem perdas anuais de R$ 3,5 bilhões em função da qualidade da matéria-prima (peles, o chamado couro verde) que chega aos curtumes do país. Problemas que começam no campo, como parasitas que atingem o gado, riscos de cerca e marcações de propriedade sobre o animal (marca de fogo), estão na origem deste prejuízo, apurado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), entidade que representa as indústrias produtoras de couro no país.

O seminário Carrapato em Debate, ocorrido recentemente em Bagé (RS), abriu a discussão sobre essa questão que envolve toda a cadeia produtiva da carne. “A qualidade da pele que chega ao curtume precisa ser uma preocupação de todas as indústrias, não apenas a curtidora. Se o couro perde mercado para materiais alternativos, ou se o seu valor cai em função da qualidade, todos os agentes saem perdendo”, disse o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, em sua palestra durante o seminário. Como lembrou o gestor, o couro, como subproduto da carne, seria um passivo industrial muito grande à produção rural e aos frigoríficos se não fosse aproveitado integralmente pelos curtumes.

A ideia é que se organize no país um programa com mecanismos que permitam aprimorar a qualidade do couro, com a possibilidade de tipificar peles por sexo do animal ou mesmo grupo de peso – recursos amplamente utilizados por países que concorrem com o couro brasileiro no mercado internacional. O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo e produzi cerca de 43 milhões de peles por ano; é um país com tradição e reconhecido no mercado internacional do couro, mas tem potencial de ampliação de clientes e agregação de valor com cuidados sobre a matéria-prima.

 

Principais problemas na matéria-prima (couro verde)

Parasitas – 42,4%

Marcas de fogo – 18,2%

Má conservação – 13%

Tiragem / esfola – 12,1%

Riscos de cerca – 10,3%  

Outros – 4%

Fonte: Estudo do Setor de Curtumes no Brasil / IEMI / CICB / 2017