A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. A Agência apoia mais de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 190 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Todo o curtume que pensa em expandir seu mercado para fora do país tem o total apoio do Brazilian Leather, projeto administrado pelo CICB e a Apex-Brasil. A Apex-Brasil, aliás, possui escritórios espalhados pelo mundo para ajudar na internacionalização das empresas verde-amarela. Veja onde estão localizados cada um destes pontos de apoio:

BOGOTÁ – COLÔMBIA
Em atividade desde 2013, tem como escopo promover as relações de negócios entre os dois países, com foco no agronegócio. Trata-se da mais nova unidade da Apex-Brasil no exterior. Possui dois colaboradores.
DUBAI – EAU
Está situado na Zona Franca de Jebel Ali. Com quatro colaboradores, atua na promoção local de negócios – organizando missões prospectivas e agendas de negócios – e no apoio à instalação local de empresas brasileiras, prestando assessoria especializada, além de oferecer estrutura de escritório físico e virtual e atuar também no Norte da África.
LUANDA – ANGOLA
Atua na promoção local de negócios, além de prestar assessoria especializada para a instalação local de empresas brasileiras em Angola. Esse Escritório está atualmente em fase de reestruturação, para melhor atender às empresas nacionais. A intenção a partir de 2015 é ampliar também o apoio às companhias interessadas nos mercados da África austral.
MOSCOU – RÚSSIA
Funciona desde 2009. Tem cinco colaboradores e atua na inteligência de mercado local (análises de mercado, estudos logísticos e de distribuição, e assessoria em inteligência de mercado), na promoção local de negócios (missões prospectivas, agendas de negócios) e presta apoio à instalação local (assessoria especializada).
SÃO FRANCISCO – EUA
Com claro objetivo de impulsionar as relações empresariais entre Brasil e Estados Unidos, este Escritório tem como foco a tecnologia e a inovação. Oferece suporte para impulsionar o desenvolvimento de empreendedores e startups de tecnologia. A unidade de São Francisco acaba complementando o trabalho realizado pelo Escritório em Miami.
BRUXELAS – EU
Em operação desde 2010, o Escritório da Apex-Brasil em Bruxelas conta com seis colaboradores, que trabalham na organização de missões prospectivas e agendas de negócios, além de prestarem suporte à instalação local de empresas e entidades setoriais brasileiras, oferecendo estrutura de escritório físico e virtual, além de assessoria especializada. Localiza-se na Avenue dês Arts.
HAVANA – CUBA
O Escritório atua para posicionar as empresas brasileiras de modo estratégico no país. Em operação desde 2008, o escritório localiza-se em Miramar, bairro onde estão situadas várias embaixadas e representações internacionais, facilitando assim as operações comerciais e administrativas das empresas brasileiras na região. O Escritório conta com quatro colaboradores.
MIAMI – EUA
É o Escritório mais antigo da Apex-Brasil no exterior, em funcionamento desde 2005. Oferece uma ampla gama de serviços, incluindo inteligência de mercado local, promoção local de negócios, apoio à instalação local e parceria para armazenagem e distribuição de produtos brasileiros no mercado norte-americano. Conta atualmente com 14 colaboradores, além de um showroom para produtos brasileiros.
PEQUIM – CHINA
Criado em 2009, o Escritório de Negócios da Apex-Brasil em Pequim busca auxiliar na diversificação e agregação de valor às exportações brasileiras à China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil. Com quatro colaboradores, está situado no China Central Place, importante endereço comercial daquela cidade.